Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital

O marketing é uma estratégia usada pelas empresas para alcançar seu público. E atualmente existem dois tipos diferentes de marketing, o marketing tradicional, que é aquele marketing mais antigo e o marketing digital que é aquela estratégia que usa a internet para captar os clientes.

Diferenças entre o marketing tradicional e marketing digital

Apesar de terem a mesma finalidade, o marketing digital e o tradicional são diferentes e possuem formas diferentes de serem colocados em prática. Nós vamos trazer aqui quais as diferenças que há entre estes dois tipos de marketing.

Visibilidade

O marketing digital consegue alcançar um grande número de pessoas, com apenas uma campanha. Ele não necessita de um grande investimento para alcançar os clientes, ao contrário do marketing tradicional que exige da empresa que invista em diversas ferramentas para suas campanhas.

Enquanto que no marketing tradicional, você pode precisar investir em diversos canais como rádio, televisão, também em produtos como banners, outdoors e impressos. Já no marketing digital seu investimento será somente nas campanhas pela internet.

O Alcance

No caso do marketing tradicional você consegue atingir locais que não possuem acesso à internet através de canais como a TV, o rádio e meios impressos, o marketing digital, no entanto fica limitado, pois depende da internet para chegar até as pessoas.

Mas apesar deste ponto negativo, o marketing digital permite a sua marca alcançar vários lugares de uma só vez, desde que possuam acesso à internet. Usando as estratégias certas o alcance de sua campanha pode ser até mesmo mundial.

Para quem busca expandir seus negócios para outros bairros, cidades ou até mesmo países, marcar presença no meio digital é imprescindível.

O alcance por idade

Neste ponto os dois tipos de marketing se diferenciam muito, isso porque um é mais voltado para um público mais jovem e outro já tem uma presença mais forte entre os mais velhos.

O marketing digital, mesmo quando não é intencionado para isso, atinge um público mais jovem, pois as pessoas mais velhas não têm confiança no que veem na internet e até mesmo não sabem usá-la. Por isso, o marketing tradicional funciona melhor com este tipo de público.

O marketing digital, por sua vez, é destinado aos mais jovens, que hoje em dia estão presentes nas redes. Ele ainda pode alcançar pessoas de mais idade que já aderiram a tendência das tecnologias dos dias atuais, e por isso ele pode ser a melhor aposta para seu negócio.

Sua marca ainda pode chegar até os mais velhos, através de um filho ou neto que indicar seu produto.

Realidade

Este pode ser um ponto negativo para o marketing digital, isso porque as propagandas e artigos digitais podem causar desconfianças nas pessoas, devido aos vários conteúdos falsos que existem por lá, as chamadas Fake News.

O marketing tradicional por outro lado, transmite mais confiança aos usuários, isso porque nos meios tradicionais como a TV, rádio e materiais impressos as pessoas tendem a confiar mais.

Duração

O material impresso do marketing tradicional oferece a vantagem de durar mais tempo. Ferramentas como o flyer podem ficar muitos dias na casa ou escritório de uma pessoa, uma revista meses em salas de espera, o que permite ao anúncio atingir mais pessoas por um muito mais tempo.

O marketing digital, no entanto, tende a ser mais rápido, isso porque ao contrário dos métodos convencionais, suas ações têm resultados instantâneos, ele permite que o consumidor realize sua compra em poucos minutos, e em qualquer lugar.

O custo

As campanhas de marketing tradicional podem parecer acessíveis somente às grandes empresas, com grandes orçamentos. No entanto, ele pode ter custos acessíveis e usado em uma empresa de porte pequeno ou médio.

Mas no final das contas, o que realmente vale a pena é o marketing digital. Isso porque o gasto para alcançar uma mesma quantidade definida que o marketing tradicional, pode ser muito menor, por necessitar apenas do investimento online.

Dicas de como inserir o marketing digital em sua empresa

Agora que você já entendeu as principais diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital, é possível notar a importância do marketing digital dentro das empresas. Por isso, separamos aqui algumas formas de inserir o marketing digital em sua empresa.

Invista no seu site / blog: As pessoas estão em busca de informação e se seus canais oferecem isso a elas, com certeza o seu negócio vai se destacar dos demais. Mas lembre-se de cuidar para fornecer um conteúdo de qualidade a seu público, use o site ou blog da sua empresa para compartilhar essas informações.

Design: Tenha cuidado também com a qualidade do design de sua empresa, tanto o design da marca, quanto o design de seus perfis e páginas da internet.

Redes sociais: Use as redes sociais a seu favor, marque presença em todas elas e mantenha seu público ali sempre atualizado. Não deixe que os clientes que estão nas redes sociais esqueçam que sua empresa existe, por isso alimente elas diariamente.

Anúncios Pagos: Outra boa ideia são os anúncios pagos, você pode destinar um valor para criar campanhas direcionadas a seus clientes, desta forma sempre que alguém procurar por seu produto na internet, ele irá aparecer.

Benchmarking: Use o marketing digital para analisar sua concorrência, conhecida como benchmarking, essa estratégia é ótima para ajudar na elaboração de suas campanhas e na análise do seu público.

SEO: Uma boa estratégia do marketing digital, o SEO ou Search Engine Optimization é usado para otimizar sites, a fim de conseguir um melhor posicionamento nos sites de busca.

Assim, é possível atrair mais clientes e aumentar as vendas, pois o site de sua empresa tem mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google.

Email Marketing: Uma ótima estratégia são os e-mails marketing, desta forma é possível enviar para seus clientes as promoções e campanhas de seu negócio, mantendo contato com eles.